Pense conosco

Todos podem contribuir enviando textos, poemas, fotografias, quadrinhos, imagens, links, etc, de pensadores e artistas consagrados ou de leigos interessados em contribuir para o desenvolvimento humano no século XXI. O moderador avaliará o material enviado e se estiver de acordo com o pensamento do blog será compartilhado com todos. O e-mail para envio é: pensamentohumanista@gmail.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Trecho do livro espaço e vida eterna - Daisaku Ikeda e Chandra Wickramasinghe

Wickramasinghe:
Meus escritores favoritos são Shakespeare, Milton e Wordsworth.
Shakespeare compreendia o mundo com a percepção de um buda. A visão que ele tinha não era científica nem experimental, mas ele enxergou a verdade em relação à pessoas e ao mundo por meio de uma profunda intuição e genialidade. 
Milton era um poeta que expressava o lado espiritual da humanidade. Sua visão era certamente cristã, porém ele descrevia claramente o inextinguível desejo humano de se unir a uma grandiosa existência divina.
Wordsworth deu uma expressão encantadora às virtudes e bênçãos da natureza. Ele nos mostrou a magnificência dos verdes, que agra estamos perdendo, e a beleza das colinas e dos lagos.
Ikeda:
Há um poema de Wordsworth que é um dos meus favoritos:
Meu coração pula de alegria quando avisto
Um arco-íris no céu:
Assim me senti quando criança;
Assim me sinto agora como homem,
E assim será quando eu envelhecer,
Ou me deixem morrer!
A criança é o mestre do Homem;
E eu poderia dizer que meu desejo é que meus dias fossem
Unidos um ao outro pela espiritualidade natural.

A profunda percepção de que a "criança é o mestre do Homem" representa, para os educadores, os pais e os políticos e também para todas as pessoas que já foram crianças, uma fonte inesgotável de inspiração.

Wickramasinghe:
Eu também gosto do poema. Os adultos que perderam o desejo de infância de descobrir o mundo deixaram de viver intelectualmente. Eles descem cada vez mais na escada da vida inteligente.

Ikeda:
Então poderíamos dizer que uma vida realmente inteligente é aquela em que a pessoa jamais perde a entusiástica curiosidade e a pureza do amor que são característicos de uma criança. Uma pessoa cujo pensamente se petrificou não pode ser inteligente, por mais conhecimento que possua.
O budismo ensina que todas as pessoas devem buscar, em sua própria realidade diária e durante toda a vida, o conhecimento da "identidade do universo e da vida", em outras palavras o conhecimento do verdadeiro aspecto da atividade, da comunicação e do apoio mútuos do macrocosmo externo e do microcosmo interno.
Essa busca, essa descoberta, é uma jornada intelectual e, ao mesmo tempo, uma jornada para abrir o universo infinito em nosso interior e estabelecer uma condição de vida que nos conduzirá à criação de ilimitado valor...

Um comentário:

  1. Livro Fantástico Fiz a leitura e vou dar para um amigo Não budista que gosta de Astronomia e assuntos correlatos, espero que ele aprecie e desenvolva a motivação para ler mais obras com a temática de como viver de maneira cada vez mais valorosa. Recomendo pois, ele me deu uma profundidade, com relação a Física Quântica. Leia também Vida um Enigma uma Jóia Preciosa do mesmo autor D. Daisaku Ikeda. Carinhosamente conhecido como Sensei. Jovens ? Ikeda Sensei é o Gandalf e o Dumbledore que falta na sua Vida. Siga-o e compreenda sua Missão de Vida e seja muuto Feliz realizando seus sonhos mais profundos e benéficos.

    ResponderExcluir